Concurso Agência Nacional de Aviação Civil

Especialista em Regulação da Aviação Civil

Concurso Agência Nacional de Aviação Civil

Técnico em Regulação de Aviação Civil

Excelente Apostila Video Curso Concurso DNIT 2012 Analista em Infraestrutura de Transportes - Engenharia Civil - Departamento Nacional - Apostila, Video Curso, Audio Aula, Inscrição, edital, prova, data, 2009 - R$69,90


Apostila Concurso ível Superior: Analista em Infraestrutura de Transportes - Engenharia Civil Concurso DNIT- 2009 - 100 vagas Concurso público do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT ) 2009 com 100 vagas para o nível superior. A remuneração chega a R$ 4.267,42.MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES ANEXO II - PROGRAMAS CONHECIIMENTOS GERAIIS: LÍÍNGUA PORTUGUESA IINTERPRETAÇÃO DE TEXTO.. SIIGNIIFIICAÇÃO DAS PALAVRAS:: siinôniimos,, anttôniimos,, senttiidos:: própriio e ffiigurado.. ORTOGRAFIIA.. PONTUAÇÃO.. ACENTUAÇÃO.. EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS: substtanttiivo,, adjjettiivo,, numerall,, pronome,, verbo,, advérbiio,, preposiição,, conjjunção (cllassiiffiicação e senttiido que iimpriime às rellações enttre as orações).. CONCORDÂNCIIAS VERBAL E NOMIINAL.. REGÊNCIIAS VERBAL E NOMIINAL.. CRASE.. FIIGURAS DE SIINTAXE.. VÍÍCIIOS DE LIINGUAGEM.. EQUIIVALÊNCIIA E TRANSFORMAÇÃO DE ESTRUTURAS.. FLEXÃO DE SUBSTANTIIVOS,, ADJETIIVOS E PRONOMES (gênero,, número,, grau e pessoa).. PROCESSOS DE COORDENAÇÃO E SUBORDIINAÇÃO.. SIINTAXE.. MORFOLOGIIA.. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.. DIISCURSO DIIRETO,, DIISCURSO IINDIIRETO E DIISCURSO IINDIIRETO LIIVRE.. PROCESSOS DE COORDENAÇÃO E SUBORDIINAÇÃO.. COLOCAÇÃO PRONOMIINAL.. EQUIIVALÊNCIIA E TRANSFORMAÇÃO DE ESTRUTURA.. LEGIISLAÇÃO GERAL LEII Nº 8..112,, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990: Diispõe sobre o regiime jjuríídiico dos serviidores públliicos ciiviis da Uniião,, das auttarquiias e das ffundações públliicas ffederaiis.. LEII Nº 8..666,, 21 DE JUNHO DE 1993:: Esttabellece normas geraiis sobre lliiciittações e conttrattos admiiniisttrattiivos perttiinenttes a obras,, serviiços (iincllusiive de publliiciidade),, compras,, alliienações e llocações no âmbiitto dos Poderes da Uniião,, dos Esttados,, do Diisttriitto Federall e dos Muniicíípiios.. LEII DE RESPONSABIILIIDADE FIISCAL: Leii Compllementtar n.. 101,, de 04 de maiio de 2000.. ARTIIGO 37 DA CONSTIITUIIÇÃO FEDERAL.. CONHECIIMENTOS DE IINFORMÁTIICA CONHECIIMENTOS BÁSIICOS DE IINFORMÁTIICA: Miicrosofftt Wiindows XP,, MS Offffiice 2003(Word e Excell) e CONHECIIMENTOS GERAIIS:: AuttoCAD.. CONHECIIMENTOS ESPECÍÍFIICOS: LEGIISLAÇÃO DO DNIIT: LEII Nº 10..233//2001.. LEII Nº 11..171//2005.. DECRETO Nº 5..765//2006.. RESOLUÇÃO Nº 10//2006.. CONHECIIMENTOS TÉCNIICOS ESTRUTURAS:: resollução de esttrutturas iisosttáttiicas e hiiperesttáttiicas (reações de apoiio,, esfforços,, lliinhas de esttado e de iinfflluênciia);; diimensiionamentto e veriiffiicação de esttabiilliidade de peças de madeiira,, mettálliicas e de concretto armado e prottendiido;; obra de arttes especiiaiis (ponttes e viiaduttos);; resiisttênciia dos matteriiaiis.. GEOLOGIIA APLIICADA À ENGENHARIIA CIIVIIL,, FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA:: propriiedades e cllassiiffiicação dos sollos;; moviimenttos de água no sollo,, diisttriibuiição de pressões no sollo,, empuxos de tterra,, explloração do subsollo,, sondagem,, barragens de tterra,, ffundações superffiiciiaiis e proffundas.. HIIDRÁULIICA,, HIIDROLOGIIA E SANEAMENTO BÁSIICO:: escoamentto em conduttos fforçados e com superffííciie lliivre (canaiis);; ciicllo hiidrollógiico,, recursos híídriicos superffiiciiaiis e subtterrâneos,, hiidrogramas,, vazões de enchentte,, siisttemas de drenagem plluviiall.. MATERIIAIIS DE CONSTRUÇÃO:: asffallttos e allcattrões,, agllomeranttes e ciimentto,, agregados,, ttecnollogiia do concretto,, concretto asffállttiico.. PLANEJAMENTO E ESTUDOS (Rodoviias,, Ferroviias,, Hiidroviias e Porttos):: Pllano Naciionall de Viiação - PNV;; escallas e lleiitturas de mapas geográffiicos e desenhos ttécniicos,, lliiciittação,, ediittall e conttrattos;; Esttudo de Viiabiilliidade Técniica e Econômiica - EVTE;; orçamentto,, composiição de custtos,, cronogramas.. PLANEJAMENTO E ESTUDOS (Rodoviias e Ferroviias) Nomencllattura (BR-XYZ,, EF-XYZ,, radiiaiis,, llongiittudiinaiis,, ttransversaiis,, diiagonaiis e de lliigação);; projjetto geométtriico,, análliise de projjetto,, ffases do projjetto,, escollha do ttraçado,, ttopograffiia;; deffeiittos em paviimenttos de rodoviias.. ORÇAMENTO: lleii orçamenttáriia anuall - LOA e Pllano plluriianuall - PPA.. OBRAS: (Rodoviias e Ferroviias):: Normas Técniicas,, tterrapllanagem,, drenagem,, obras compllementtares,, ensaiios e conttrolle ttecnollógiico,, obras de artte correntte e especiiaiis,, preparo do tterreno,, iinsttallação do cantteiiro de obras,, llocação da obra,, execução de escavações e ffundações;; manuttenção e consttrução.. OPERAÇÃO RODOVIIÁRIIA:: esttudo de ttráffego,, pesagem,, siinalliização e segurança viiáriia.. PORTOS E HIIDROVIIAS:: dragagem e derrocagem;; siinalliização hiidroviiáriia;; ttermiinaiis fflluviiaiis;; hiidrollogiia;; battiimettriia;; mediições de vazões;; ecllusas.. LOGÍÍSTIICA MULTIIMODAL: esttudo e pllanejjamentto de ttransporttes,, moviimenttação de cargas,, operação,, custtos e ttécniicas de iinttegração modall,, moviimenttação e depósiitto de granéiis e conttêiineres em ttermiinaiis.. ENGENHARIIA AMBIIENTAL E LEGIISLAÇÃO AMBIIENTAL: Leii dos Criimes Ambiienttaiis (Leii n..º 9..605//98);; Siisttema Naciionall de Uniidades de Conservação (Leii n..° 9..985//00 e Decretto n..° 4..340//02);; EIIA//RIIMA (Resollução CONAMA n..º 001//86);; Liicenciiamentto Ambiienttall:: Resollução CONAMA n..º 237//97 e Pollííttiica Naciionall de Meiio Ambiientte (Leii n..º 6..938//81.. CONCEIITOS SOBRE NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO (SMS).. mineral pagamento.

Apostila Concurso Seplag DF para os Cargos Analista de Planejamento e Orçamento - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal - Apostila, Video Curso, Audio Aula, Inscrição, edital, prova, data, 2009 2010

Apostila Concurso Analista de Planejamento e Orçamento Concurso Seplag - DF - 2009 Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal Analista de Planejamento e Orçamento Inscrições: de 9/6/2009 a 5/7/2009 Taxas de inscrição: R$ 91,00 Vagas: 25 Remuneração: R$ 7.339,78SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DA CARREIRA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DO DISTRITO FEDERAL EDITAL NORMATIVO No 1/2009 - SEPLAG/APO, DE 2 DE JUNHO DE 2009 ANEXO I - DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO 1. CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO. 1.1. LÍNGUA PORTUGUESA. 1. Compreensão, interpretação e reescrita de textos e de fragmentos de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência. 4. Ortografia oficial. 5. Acentuação gráfica. 6. Pontuação. 7. Formação, classe e emprego de palavras. 8. Significação de palavras. 9. Coordenação e subordinação. 10. Concordância nominal e verbal. 11. Regência nominal e verbal. 12. Emprego do sinal indicativo de crase. 1.2. LÍNGUA INGLESA. 1. Correção gramatical. 2. Compreensão textual. 3. Organização e desenvolvimento de idéias. 4. Qualidade da linguagem. 1.3. RACIOCÍNIO LÓGICO. 1. Fundamentos de matemática. 2. Princípios de contagem. 3. Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais e reais. 4. Operações com conjuntos. 5. Fatoração e números primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 6. Razões e proporções: grandezas diretamente proporcionais; grandezas inversamente proporcionais. 7. Porcentagem e regras de três simples e compostas. 8. Probabilidade. 1.4. ATUALIDADES. 1. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas. 2. Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal. 1.5. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1. Estado: conceito e evolução do Estado moderno. 2. Conceitos fundamentais do Direito Público e o funcionamento do Estado. 3. Estado, governo e aparelho de Estado. 4. Estado unitário e Estado federativo. 5. Relações entre esferas de governo e regime federativo. 6. Formas de administração pública: patrimonialista, burocrática e gerencial. 7. Evolução da Administração Pública no Brasil. Reformas administrativas: dimensões estruturais e principais características. 8. Sistemas de governo. 9. Governabilidade e governança. Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). 10. Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público. 11. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade. 12. Transparência da administração pública. Controle social e cidadania. 13. Accountability. 14. Excelência nos serviços públicos. Gestão por resultados na produção de serviços públicos. 15. Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organizações sociais de interesse público, agências reguladoras e agências executivas. 1.6. LEGISLAÇÃO APLICADA AOS SERVIDORES DO DISTRITO FEDERAL. 1. Lei Orgânica do Distrito Federal. Título I - Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. Título II - Da Organização do Distrito Federal. Título III - Da Organização dos Poderes. Título VI - Da Ordem Social e do meio ambiente. 2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Distrito Federal. 1.7. DIREITO CONSTITUCIONAL. 1. Teoria Geral do Estado. 2. Os poderes do Estado e as respectivas funções. 3. Teoria geral da Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. 4. Supremacia da Constituição. 5. Tipos de constituição. 6 Poder constituinte. 7. Princípios constitucionais. 8. Interpretação da Constituição e controle de constitucionalidade. Normas constitucionais e inconstitucionais. 9. Emenda, reforma e revisão constitucional. 10. Análise do princípio hierárquico das normas. 11. Princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988. 12. Direitos e garantias fundamentais. 13. Organização do Estado políticoadministrativo. 14. Administração Pública na Constituição Federal de 1988 (arts. 37 a 41). 15. Organização dos Poderes. 16. A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 17. O controle externo e os sistemas de controle interno. 18. As políticas públicas na Constituição Federal de 1988. 19. O Distrito Federal no Direito Constitucional. Os poderes legislativo, executivo e judiciário. A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. O controle externo e os sistemas de controle interno no Distrito Federal. O Tribunal de Contas do Distrito Federal. A Administração Pública na Lei Orgânica do Distrito Federal (arts. 19 a 24). 1.8. DIREITO ADMINISTRATIVO. 1. Conceito, objeto e fontes do Direito Administrativo. 2. Regime Jurídico-Administrativo: princípios do Direito Administrativo brasileiro. 3. Organização administrativa do Distrito Federal: administração direta e indireta, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, e sociedades de economia mista. 4. Teoria do órgão: aplicação no Direito Administrativo. 5. Competência administrativa. Conceito e critério de distribuição. Avocação e delegação de competências. Ausência de competência: agente de fato. 6. Poderes e deveres dos membros da Administração Pública. 7. Atos administrativos. Conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação; vinculação e discricionariedade; revogação, convalidação e invalidação. 8. Controle dos atos administrativos. 9. Licitação. Conceito, finalidades, princípios, objeto e normas gerais. 10. Contratos administrativos. Conceito, peculiaridades e interpretação. Reequilíbrio econômico-financeiro. Teoria do fato do príncipe e Teoria da Imprevisão aplicada ao Direito Administrativo. 11. Agentes Públicos. Servidores públicos: classificação e características. Regimes jurídicos funcionais: único, estatutário, e de cargo público. 12. Normas constitucionais concernentes aos servidores públicos. 13. Cargo público. Conceito e espécies. 14. Provimento, estabilidade, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Concurso público. 15. Regime disciplinar dos servidores públicos do Distrito Federal. 16. Processo administrativo disciplinar. 17. Serviço público. Conceito e classificação. Regulamentação e controle. Direitos do usuário. 18. Regime jurídico das concessões de serviço público. Parcerias Público-Privadas. 19. Permissão e Autorização. 20. Convênios e consórcios administrativos. 21. Regimes de parcerias. Organizações sociais. Organizações da sociedade civil de interesse público. 22. Domínio público. Conceito e classificação dos bens públicos, administração, utilização e alienação dos bens públicos, imprescritibilidade, impenhorabilidade e não oneração dos bens públicos e aquisição de bens pela Administração. 23. Responsabilidade civil da Administração. Evolução doutrinária, responsabilidade civil da Administração no Direito brasileiro, ação de indenização e ação regressiva. 24. Processo Administrativo: no âmbito do Distrito Federal (Lei Federal n.º 9.784/99, recepcionada pela Lei Distrital n.º 2.834/2001). 1.9. CONTABILIDADE GERAL. 1. Princípios fundamentais de contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade, mediante Resolução CFC nº 750/93). 2. Patrimônio. Componentes Patrimoniais - Ativo, Passivo e Situação Líquida (ou Patrimônio Líquido). Equação fundamental do patrimônio. 3. Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. 4. Conta. Conceito. Débito, crédito e saldo. Teorias, função e estrutura das contas. Contas patrimoniais e de resultado. Apuração de resultados. 5. Sistema de contas e plano de contas. 6. Análise de Balanços: Horizontal, Vertical e por Índice. 2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO - ÁREA DE ATUAÇÃO: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. 2.1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. 1. Orçamento Público. Conceitos e princípios orçamentários. 2. Orçamento segundo a Constituição de 1988: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Financeiras - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA. 3. Classificação econômica da Receita e da Despesa pública. 4. Conceito e estágios da Receita e da Despesa pública. 5. Lei Federal n.º 4320/64. 6. Lei Complementar n.º 101/2000. 7. Decreto Distrital n.º 16.098/94. 8. Decreto Distrital n.º 16.109/94. 2.2. CONTABILIDADE PÚBLICA. 1. Conceito, objeto e regime. 2. Princípios fundamentais de Contabilidade sob perspectiva do setor público. 3. Campo de aplicação. 4. Legislação básica. 5. Receita: conceito, classificação e estágios, aspectos patrimoniais, aspectos legais, contabilização, deduções, renúncia e destinação da receita, Dívida Ativa. 6. Despesa: conceito, classificação e estágios, aspectos patrimoniais, aspectos legais, contabilização, dívida pública, operações de crédito. 7. Variações patrimoniais ativas e passivas: interferências, mutações, acréscimos e decréscimos patrimoniais. 8. Plano de contas do Governo do Distrito Federal: conceito, estruturas e contas do ativo, passivo, despesa orçamentária, receita orçamentária, variações patrimoniais ativas e passivas, resultado e compensação. 9. Tabela de Eventos: conceito, estrutura e fundamentos lógicos. 10. Demonstrações Contábeis: Balanço Financeiro, Patrimonial, Orçamentário e Demonstrativo das Variações Patrimoniais. Conceitos, aspectos legais, forma de apresentação, elaboração, análise dos demonstrativos. 11. Sistemas de informações contábeis. 12. Manuais: Receita, Despesa, Dívida Ativa. 13. Registros contábeis de operações típicas na área pública: previsão da receita, dotação da despesa, descentralização de créditos orçamentários e recursos financeiros; empenho, liquidação e pagamento da despesa; arrecadação, recolhimento, destinação da receita orçamentária pública; retenções tributárias; renúncia da receita, deduções da receita, Restos a Pagar, Despesa de Exercícios Anteriores, Suprimento de Fundos, Operações de Créditos. 14. Sistemas de contas. 15. Bens Públicos: de uso especial, dominiais e de uso gerais. Conceitos, aspectos legais e contábeis. 16. Inventário e Administração de Material. Métodos de avaliação. Contabilização. 17. Gestão patrimonial dos bens móveis, imóveis e intangíveis. 18. Registros na contabilidade do setor público de aspectos patrimoniais: depreciações, amortização e exaustão; provisões; apropriação da receita e da despesa pelo regime de competência, contingências passivas, reservas, perdas, ajustes de exercícios anteriores. 19. Tomada e Prestação de Contas. Diversos Responsáveis. 20. Conformidade de Gestão e Conformidade Contábil. 2.3. ECONOMIA E FINANÇAS PÚBLICAS. 1. Conceitos básicos de micro e macroeconomia. 2. Funções do Governo. 3. Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. 4. A função do Bem-Estar: políticas alocativas, distributivas e de estabilização. 5. Bens públicos, semi-públicos e privados. 6. Necessidades de financiamento do setor público. 7. Agregados Macroeconômicos: as identidades macroeconômicas básicas; o sistema de Contas Nacionais; as Contas Nacionais no Brasil. 8. O Balanço de Pagamentos no Brasil. 9. Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário. 10. Conceito de Déficit e Dívida Pública. Financiamento do déficit. Economia da dívida pública. 11. Política fiscal. Política Cambial. Comportamento das contas públicas e financiamento do déficit público no Brasil. 12. Distribuição de renda. Desigualdades regionais. Indicadores sociais. 13. Política Monetária. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. A oferta e demanda agregada. 14. Limite constitucional estadual e legal. 15. O financiamento dos gastos públicos - tributação e equidade. Incidência tributária. 16. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos. Progressividade, regressividade e neutralidade. 17. Orçamento público e os parâmetros da política fiscal. 18. Orçamento e gestão das organizações do setor público. Características básicas de sistemas orçamentários modernos: estrutura programática, econômica e organizacional para alocação de recursos (classificações orçamentárias), mensuração de desempenho e controle orçamentário. 19. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais: referencial teórico, conceitos básicos e tipos de avaliação, técnicas de avaliação e monitoramento da despesa pública, avaliação de políticas públicas, utilização de indicadores, análise de custo benefício. 2.4. MATEMÁTICA FINANCEIRA. 1. Juros Simples. Montante e juros. Descontos Simples. Equivalência Simples de Capital. Taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. 2. Juros Compostos. Montante e juros. Desconto Composto. Taxa real e taxa efetiva. Taxas equivalentes. Capitais equivalentes. Capitalização contínua. Equivalência Composta de Capitais. 3. Descontos simples e composto. Desconto racional e desconto comercial. 4. Rendas Certas. Amortização: sistema francês e sistema de amortização constante. 5. Fluxo de Caixa: fluxo de caixa da empresa e fluxo de caixa do acionista. Valor atual. Taxa Interna de Retorno: TIR do acionista e TIR do projeto. Payback e Valor Presente Líquido. 6. Metodologia de precificação de títulos públicos e privados: títulos pré-fixados, títulos pós-fixados, títulos com pagamentos de cupons, debêntures. Mecanismo de trava de taxas de juros e taxa de câmbio. 2.5. NOÇÕES DE DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO. 1. Finanças públicas na Constituição Federal e do Distrito Federal. 2. Despesa pública. Conceito e classificação. Princípio da legalidade. Técnica de execução da despesa pública: empenho, liquidação e pagamento. Disciplina constitucional e legal dos precatórios. 3. Orçamento. Conceito e espécies. Natureza jurídica. Princípios orçamentários. Fiscalização e controle interno e externo dos orçamentos. 4. Receita pública. Conceito. Ingressos e receitas. Classificação: receitas originárias e receitas derivadas. Preço público e sua distinção com a taxa. Manual de Procedimento da Receita Pública. 5. Instituição e funcionamento de fundos especiais na Administração do Distrito Federal. 6. Dívida ativa de natureza tributária e não-tributária. 7. Crédito público. Conceito. Empréstimos públicos: classificação, fases, condições, garantias, amortização e conversão. Dívida pública: conceito, disciplina constitucional, classificação e extinção. 8. Direito tributário: conceito e princípios. Tributo: conceito e espécies. Normas gerais de direito tributário. 9. Sistema Tributário Nacional. Competência Tributária. Limitações Constitucionais do Poder de Tributar. Princípios Constitucionais Tributários. Imunidade. 10. Conceito e Classificação dos Tributos. 11. Tributos de Competência da União, dos Estados e dos Municípios. 12. Repartição das receitas tributárias. 13. Obrigação tributária: conceito, espécies, fato gerador (hipótese de incidência), sujeitos ativo e passivo, solidariedade, capacidade tributária e domicílio tributário. 2.6. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. 1. Objetivos, metas, abrangência e definição de Finanças Públicas. 2. Classificação das Receitas e Despesas Públicas segundo a finalidade, natureza e agente. 3. Hipóteses teóricas do crescimento das despesas públicas. 4. O financiamento dos gastos públicos - tributação e equidade. Incidência tributária. 5. Déficit Público. 6. Federalismo fiscal. 7. Processo e etapas de intervenção do Governo na economia brasileira. 8. Orçamento na Constituição de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 9. Orçamento público: conceitos e elementos básicos do orçamento público, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa. 10. Objetivos da política orçamentária. 11. Classificação e conceituação da receita orçamentária. 12. Classificação e conceituação da despesa orçamentária. 13. Manual Técnico do Orçamento 2009. 14. Integração planejamento e orçamento - Decreto nº 2.829, de 29/10/98 e Portaria nº 42, de 14/04/99. 3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO - ÁREA DE ATUAÇÃO - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 3.1. INFORMÁTICA - CONCEITOS GERAIS. 1. Sistemas operacionais e aplicativos de escritório: plataformas proprietárias e software livre. 3.2. GERÊNCIA DE PROJETOS. 1. Fundamentos de Gerência de Projetos - conceitos e contexto. 2. PMBOK - Project Management Body of Knowledge: áreas de conhecimento e processos de gerência de projetos. 3. Ferramentas e técnicas. 4. OPM3 - Organizational Project Management Maturity Model : conceituação. 5. Project Office - escritório de projetos. 6. Gestão de equipes. 7. Monitoramento de recursos. 8. Gestão de mudanças. 9. Gestão de aquisições. 10. Gestão de terceirização de serviços ( outsourcing). 11. Gestão de desenvolvimento de software. 12. Planejamento de mudanças. 13. Planejamento estratégico: conceitos, escolas, técnicas, alinhamento entre estratégias de TI e de negócio. 3.3. ENGENHARIA DE SISTEMAS. 1. Sistemas de informação. Conceitos e definições. 2. Análise e modelagem de processos de negócio. 3. Levantamento, análise e gerenciamento de requisitos. 4. RUP - Rational Unified Process. 5. UML - Unified Modeling Language. 6. Análise estruturada e análise essencial de sistemas. 7. Análise Orientada a Objetos. 8. Projeto Estruturado. 9. Modelagem de dados. 10. Paradigmas, linguagens e ambientes de programação. 11. Testes, homologação e implantação de sistemas. 12. Gestão de configuração. 13. Métricas de software. 14. APF - análise por pontos de função. 15. Qualidade de software; modelos CMM e CMMI. 16. COCOMO - Construtive Cost Model . 17. Arquitetura de sistemas. 18. Integração de sistemas. 3.4. BANCO DE DADOS E GESTÃO DA INFORMAÇÃO. 1. Fundamentos. Finalidades, níveis de abstração, modelagem de dados, normalização, modelagem funcional. 2. Administração de dados: fundamentos, sistemas de gerenciamento de banco de dados, plataformas proprietárias e software livre. 3. Linguagens de definição e de manipulação de dados. 4. Soluções de suporte à decisão: Data Warehouse, OLAP, Data Mining e BI - Business Inteligence. 5. Armazenamento, classificação e seleção de informações: planejamento de necessidades. 6. SIG - Sistema de Informações Gerenciais. 7. Gestão do conhecimento. 8. Gestão informacional. Conceituação e papel da informação nas organizações. 9. Implantação da gestão informacional. Custos e benefícios. 10. EIS - Enterprise Information System. 11. ECM - Enterprise Content Management. 12. Informação e poder. 13. Informação, cidadania e controle burocrático. Em busca da transparência e accountability. 14. Informação e confiabilidade. A validade dos dados. Informação e Ética. 3.5. REDES DE COMPUTADORES. 1. Tipos e topologias de redes. 2. Arquiteturas SNA e TCP/IP. 3. Internet e intranet: finalidades, características físicas e lógicas, aplicações e serviços. 3.6. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. 1. Política de segurança. 2. Ameaças e ataques. 3. Mecanismos de segurança. 4. Serviços de autenticação, assinatura digital, certificação digital. 5. Planejamento e utilização de ANS. 6. Segurança de sistema de informação. 7. Documentação digital. 8. Auditoria de sistemas e soluções baseadas em tecnologia da informação. 3.7. GESTÃO E RECURSOS INFORMACIONAIS. 1. Sistemas de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Workflow. 2. Sistemas integrados de gestão. Soluções ERP - Enterprise Resource Planning e CRM - Customer Relationship Management. 3. Modelos de governança em TI - ITIL. 4. Modelos de auditoria em TI - COBIT. mineral pagamento.

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Apostila Video Curso Concurso Bandes ES - Banco de Desenvolvimento do Espírito - Cargos Técnico Bancário Direito, Ciências Contábeis, Administração, Economia - Apostila, Video Curso, Audio Aula, Inscrição, edital, prova, data, 2009 - R$44,90

Apostila Concurso Bandes/ES: o Banco de Desenvolvimento do Espírito Técnico Bancário Direito, Ciências Contábeis, Administração, EconomiaP R O G R A M A S BÁSICO PARA TODOS OS CARGOS Língua Portuguesa: Compreensão e Interpretação de texto, Acentuação gráfica, ortografia oficial, emprego da classe das palavras, emprego do sinal indicativo de crase, sintaxe da oração e do período, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras. Não será exigido a nova reforma ortográfica. Matemática Financeira: Regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e compostos, capitalização e desconto, taxas de juro nominal: efetiva equivalente proporcional real e aparente. Planos de amortização de empréstimos de financiamentos, cálculos financeiros, custo real e efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento, avaliação de opções de investimento, taxa interna de retorno, fluxo de caixa. Conhecimentos de Informática: Conhecimentos de Internet e Intranet, sistemas operacionais Windows, Microsoft Office: Word, Excel e power point, navegadores internet explorer, correio eletrônico, conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conhecimentos Gerais: Lei das S/A 6.404/76 e suas alterações, Lei nº 8.666/93 - Licitação e Contratos Administrativos, e Lei 10.520/2002 - Pregão Eletrônico, Resolução BACEN 2554/1998, 2682/1999 e 2697/2000, Sistema Financeiro Nacional, Conselho Monetário Nacional, Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional, Regulamentação Prudencial, Comitê da Basiléia, Direito Constitucional, Noções de Contabilidade. ESPECÍFICO PARA OS CARGOS Técnico Bancário / Direito: Direito Constitucional - Título I, Título IV (Capítulos I e III), Título VI (Capítulo I) e Título VII. Direito Administrativo - Princípios e Fontes; Administração Pública (Conceito e Organização da Administração Pública; Órgãos Públicos; Administração Indireta (Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista); Licitações e Contratos; Ato Administrativo: Extinção, Revogação e Invalidação do Ato Administrativo. Direito Tributário (Código Tributário Nacional). Direito Cível (Código Civil). Direito Processual Civil - Código de Processo Civil. Direito do Trabalho e Processual do Trabalho - CLT (Título II (Capítulo II e Capítulo IV), Título III (Capítulo I (seção I), Capítulo III, Título IV, Título VI, Título VIII e Título X). Direito Ambiental (Legislação Federal e do Estado do Espírito Santo). Legislação Especial: Lei das S/A - nº 6.404/76 e suas alterações. Lei de 11.101/05 e suas alterações. Legislação aplicável ao Crédito Rural (Leis 4.504/64, 4.829/65, 4.947/66, 8.171/91, 9.138/95, Decreto 59.566/66, DL 167/67; Industrial (DL 413/69), Comercial (Lei 6.840/80) e Bancário (Lei 10.931/04) e suas alterações. Alienação Fiduciária de Bens Móveis e Imóveis: Lei 4.728/65, DL 911/69, Lei 9.514/97 e suas alterações. Instituições Financeiras - Lei 4.595/64. Noções de Contabilidade Geral - Análise e interpretação das Demonstrações Financeiras. Técnico Bancário / Ciências Contábeis: Contabilidade Geral, Formas Jurídicas da Sociedade, Princípios Fundamentais da Contabilidade, fatos e lançamentos contábeis, procedimento de escrituração contábil, Análise e Interpretação das demonstrações financeiras, contabilidade bancária, noções de direito tributário, Mercado de Capitais, Legislação de Imposto de Renda, Conceitos Básicos de Auditoria. Análise de Projetos e seus reflexos e riscos do negócio, econômico e financeiro. Contabilidade Orçamentária e Gerencial. Fluxo de Caixa. Lei 6.404/76. Técnico Bancário / Engenharia Agronômica: Engenharia de Métodos, Sistemas de Produção, Economia da Engenharia, Probabilidade e Estatística, Planejamento e Controle de Produção, Logística, Análise de Investimento, Projetos Industriais, Controle de Qualidade, Estatística Aplicada. Conceitos de Gestão Ambiental e Engenharia do Meio Ambiente, Impactos Ambientais de Empreendimentos, Licenciamento Ambiental, Crédito de Carbono, Aquecimento Global e Desenvolvimento Sustentável. Fundamentos em Suprimentos. Análise de Projetos e seus reflexos e riscos do negócio, econômico e financeiro. Construções Rurais, Instalações Agrícolas, Avaliação de Fertilidade do Solo, Irrigação e Drenagem, Comercialização e Conservação, Mecanização, Conceitos de Armazenagem, Beneficiamento, Estrutura, Operações, Recursos, Complexos Agroindustriais, Gestão de Cadeias Produtivas, Empresa Rural, Desenvolvimento Agrícola, Engenharia das Avaliações. 9/13 Técnico Bancário / Engenharia Civil / Engenharia de Produção Civil: Engenharia de Custos - Orçamentação p/obras civis - análise de projetos, análise da composição analítica de custos, elaboração de cronograma físico financeiro de execução, Engenharia de Métodos, Sistemas de Produção, Economia da Engenharia, Probabilidade e Estatística, Planejamento e Controle de Produção, Logística, Análise de Investimento de Projetos, Controle de Qualidade, Custos Industriais, Estatística Aplicada. Conceitos de Gestão Ambiental e Engenharia do Meio Ambiente, Impactos Ambientais de Empreendimentos, Licenciamento Ambiental, Crédito de Carbono, Aquecimento Global e Desenvolvimento Sustentável. Fundamentos em Suprimentos e coeficientes técnicos de produção. Análise de Projetos e seus reflexos e riscos do negócio, econômico e financeiro, Engenharia das Avaliações. Técnicas de Segurança, Organização e Métodos. Técnico Bancário / Administração: Teoria geral da administração. Legislação Trabalhista, Previdenciária, FGTS. Cálculos trabalhistas (rescisórios e judiciais). Lei nº 8.666/93, Lei 10.520/2002 - Licitação e Contratos Administrativos. Noções do Direito do Trabalho e de Organização e funcionamento da Justiça do Trabalho. Em Informática noções de Lógica e de Banco de Dados. Matemática Financeira. Contabilidade Geral. Noções de contabilidade bancária, de direito tributário, de legislação de Imposto de Renda. Planejamento Empresarial. Conceitos de Gestão Estratégica e do Conhecimento. Conceitos de Qualidade Total; Levantamento de dados e requisitos para reengenharia de processos; Fluxogramação de processos; Estrutura organizacional; Metodologia de levantamento, análise, desenvolvimento e implementação de métodos administrativos; Técnicas de representação gráfica; Formulários; Técnicas de Preparação de Manuais; Técnicas de Preparação de diretrizes, políticas, normas e procedimentos. Técnico Bancário / Comunicação Social,com habilitação em jornalismo: teoria da comunicação, a questão da imparcialidade e da objetividade, ética, papel social da comunicação, comunicação: conceitos, paradigmas e principais teorias, novas tendências da pesquisa sobre os mass media, novas tecnologias e a globalização da informação, massificação versus segmentação dos públicos, legislação em comunicação social: Lei de Imprensa, Código de Ética do Jornalista e da Radiofusão, regulamentação da profissão de jornalista, Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações. Planejamento Estratégico de Comunicação, Comunicação Integrada, opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico, gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida, critérios de seleção, redação e edição, processo gráfico: conceito de editoração e preparação de originais, projeto gráfico: tipologia - caracteres e medidas, justificação, mancha gráfica e margens, diagramação e retrancagem: composição e impressão, planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto e visual da publicação, comunicação institucional. Conhecimentos básicos de marketing, endomarketing e marketing institucional. Realidade Socioeconômica e Política do Espírito Santo e Nacional, Desenvolvimento Sustentável. Técnico Bancário / Comunicação Social com habilitação em publicidade: Fundamentos da Comunicação: Teoria da Comunicação; Sociologia da Comunicação. Comunicação empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Comunicação Integrada; Identidade e Imagem Corporativa; comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Corporativa;.Gestão de Marcas; Publicidade e Propaganda: Planejamento publicitário; Criação e Direção de Arte; Atendimento;Mídia, Redação Publicitária; Produção Gráfica; Noções de Produção de Rádio, TV e cinema; Cibercultura e Produção digital: Pesquisa de Imagem, Opinião e Mercado; Pesquisa de Mídia; Promoção e Merchandising; Ética e Legislação Publicitária. Temas Emergentes da Comunicação: Novas Tecnologias de Comunicação; Comunicação Online; Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (wikis, blogs, podcasts etc); Reputação corporativa, Comunicação de Crise. Realidade Socioeconômica e Política do Espírito Santo e Nacional; Conhecimentos básicos de Marketing; Desenvolvimento Sustentável. Técnico Bancário / Economia: Macroeconomia, Organização Industrial, Desenvolvimento e Planejamento Econômico, Finanças Públicas, Economia Brasileira a partir de 1990 e Capixaba a partir de 1990, Métodos Quantitativos, Planejamento Empresarial. Conceitos de Gestão Estratégica, Conceitos de Gestão do Conhecimento. Conceitos de Gestão da Inovação. Planejamento Financeiro, Orçamentário e Organizacional Análise de Projetos, de Planos de Negócios e seus impactos sócio-econômico e ambientais. Estudos e Análises de Competitividade, da concorrência e de mercado. Técnico Bancário / Engenharia da Computação / Ciência da Computação / Sistemas de Informação: Conceitos de gerência de projetos (definições de objetivos, escopo identificação de recursos às atividades e métricas para dimensionamento de tamanho de software); modelagem de dados (abordagem entidade - relacionamento); Banco de Dados Relacional (MS SQL SERVER); conceitos de análise, projeto e programação orientada a objeto; conceitos básicos de rede (TCP/IP) / segurança da informação; algoritmo e estrutura de dados; Sistema de Computação; Sistemas Operacionais; linguagem Delphi; linguagem SQL. 10/13 ANEXO III ATRIBUIÇÕES DO CARGO TÉCNICO BANCÁRIO - DIREITO Atribuições: pesquisar, analisar e interpretar a legislação e os regulamentos em vigor, elaborar pareceres, petições e outras peças jurídicas necessárias à condução de processos no judiciário, bem como contratos, convênios e demais documentos de natureza jurídica, acompanhar processos nos órgãos judiciários e administrativos, quando se fizer necessário, defender o Banco em caráter administrativo, em juízo ou fora dele, representar o Banco perante juízos e tribunais, assessorar juridicamente o Banco, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atribuições: acompanhar a legislação tributária e normativos do BACEN, verificando alterações, mantendo atualizado o plano de contas, analisar as contas conciliando os saldos contábeis, com a finalidade de elaboração de balancetes, realizar estudos e avaliações de caráter operacional, financeiro, contábil e patrimonial, pesquisar e interpretar, através de pareceres técnicos a legislação e normas pertinentes à vista dos fatos e consultas, participar de grupos e equipes, preparar relatórios e correspondências, atender auditorias interna e externa, e de órgãos públicos estaduais e federais, analisar a viabilidade técnica-econômica-finaceira de projetos, enquadrando-os conforme linha de crédito, acompanhar a implantação dos projetos e comprovação da aplicação dos recursos, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - ENGENHARIA AGRONÔMICA Atribuições: analisar a viabilidade de projetos, avaliar garantias oferecidas, acompanhar desenvolvimento de projetos, elaborar relatórios e pareceres, verificar o cumprimento de cláusulas contratuais, recomendar liberação de parcelas de financiamento, conduzir reuniões, atender a mutuários e clientes, inclusive divulgando as linhas de crédito administradas pelo Banco, participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL Atribuições: analisar projetos de financiamento, avaliar e reavaliar imóveis para a garantia e seguro do projeto proposto, tais como imóveis urbanos, rurais, comerciais e outros, conforme determinação superior, analisar projetos, negociar forma e prazo de quitação de débitos, acompanhamento de projetos, enquadrando-os conforme linha de crédito, acompanhar a execução física do projeto, cumprimento de cláusulas contratuais e recomendar liberação de parcelas de financiamento, preparar relatórios, atender a mutuários e clientes, inclusive divulgando as linhas de crédito administradas pelo Banco, participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - ADMINISTRAÇÃO Atribuições: conhecer e manter-se atualizado quanto à legislação, realizar cálculos trabalhistas, conhecimentos da Constituição Federal, Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Legislação Previdenciária e de Imposto de Renda, noções de contabilidade, operar o Editor de Texto Word e planilha de Excel, ter noções de Banco de dados, de lógica, de linguagem SQL e do Gerenciador de Relatórios "Crystal Reports", atender ao público interno, externo, fiscalizações e auditoria. Analisar a viabilidade técnica-econômica-finaceira de projetos, documentação apresentada, dentro do aspecto empresarial, técnico e setorial, enquadrando-os conforme linha de crédito, acompanhar a implantação dos projetos, comprovação e aplicação dos recursos, elaborar relatórios, emitir pareceres visando subsidiar opiniões sobre projetos em análise, analisar estudos de mercado, verificando a localização, demanda e oferta de insumos e de serviços visando o dimensionamento do investimento proposto, o desenvolvimento do projeto, situação fiscal, as garantias oferecidas, o cumprimento das obrigações contratuais assumidas pelos mutuários disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO Atribuições: redação própria, capacidade de síntese, texto claro e correto,conhecimento profundo da língua portuguesa, conhecimento de informática em Windows, Word, Excel, Pagemaker, Corel draw, Powerpoint, Photohp e Indesign, atendimento a demandas de imprensa, produção de releases, competência para participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE Atribuições: redação própria, capacidade de síntese, texto claro e correto,conhecimento profundo da língua portuguesa, conhecimento de informática em Windows, Word, Excel, Corel draw, Powerpoint, Photoshop e Indesign. Acompanhar, participar e executar campanhas e ações publicitaria institucionais internas e externas, bem como mercadológicas, e atividades auxiliares no desenvolvimento e gestão das marcas do BANDES em peças publicitárias, conteúdos textuais e visuais. Competência para participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículos, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - ECONOMIA Atribuições: analisar a viabilidade técnica-econômica-finaceira de projetos, inclusive documentação apresentada, dentro do aspecto empresarial, técnico e setorial, enquadrando-os conforme linha de crédito, acompanhar a implantação dos projetos e comprovação da aplicação dos recursos, elaborar relatórios e emitir pareceres visando subsidiar opiniões sobre projetos em análise, analisar estudos de mercado, verificando a localização, demanda e oferta de insumos e de serviços visando o dimensionamento do investimento proposto, analisar em conjunto com grupo de trabalho, o desenvolvimento do projeto, situação fiscal, as garantias oferecidas, o cumprimento das obrigações contratuais assumidas pelos mutuários, e recomendar liberação de parcelas de financiamento, atender a mutuários e clientes, inclusive divulgando as linhas de crédito administradas pelo Banco, competência para participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículo, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. TÉCNICO BANCÁRIO - ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OU SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Atribuições: levantar, diagnosticar, propor, projetar e implementar soluções visando a automação e racionalização do processo de trabalho, coordenar a implantação de novos sistemas, tanto desenvolvidos internamente, terceirizados ou adquiridos de terceiros, definir requisitos técnicos e acompanhar o processo para a aquisição de hardware e software, nas fases de conferência, instalação, teste, treinamento, migração, implantação e monitoramento pós-implantação. Atuar como facilitador junto aos usuários prestando esclarecimentos sobre as funcionalidades do hardware e sofware disponíveis no Banco. Acompanhar a manutenção preventiva e corretiva do hardware instalado. Atuar no cumprimento dos procedimentos de desenvolvimento e da metodologia adotada pelo Banco. Domínio de Banco de Dados Relacional (MS SQL SERVER), conceitos básicos de análise, projetos e programação orientada a objeto, de gerenciamento de projetos, de modelagem de dados (abordagem entidade-relacionamento), de linguagem Delphi e SQL, além de conhecimentos básicos de segurança da informação e conceitos básicos de rede (TCPIP), competência para participar de trabalhos em equipe, disponibilidade para viagens, conduzir veículo, Gestão de Projetos o seu escopo, prazo e risco, executar outras tarefas que, por sua natureza, enquadrem-se em sua área de competência. mineral pagamento.

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Apostila Concurso Secretaria de Estado da Fazenda contador SEF SC Santa Catarina R$ 7.226,26 para concurso de contador. bacharel em Ciências Contábeis,Publicado no Diário Oficial do Estado nº 18.594, de 29/04/2009 | Página 11 ANEXO II PROGRAMA PARA O CONCURSO DE CONTADOR DA FAZENDA ESTADUAL CONHECIMENTOS GERAIS 1 LÍNGUA PORTUGUESA (5 questões) Correspondência oficial. Ortografia. Semântica. Morfologia. Sintaxe. Pontuação. 2 RACIOCÍNIO ANALÍTICO (4 questões) Interpretação de Textos. Análise de suposições, argumentos e inferências. 3 ATUALIDADES (4 questões) Notícias e reportagens de assuntos ligados à economia, meio‐ambiente, sociedade, cultura e política catarinense, nacional e internacional, publicadas nos anos de 2008 e 2009, nos jornais: Diário Catarinense, A Notícia, Folha de São Paulo, o Estado de SãoPaulo, O Globo; e revistas: Veja, Isto É, Época e Revista da Semana, edições em papel e ou 4 RACIOCÍNIO LÓGICO (4 questões) Lógica e Raciocínio Lógico. Conceito de proposição. Valores lógicos das proposições. Conectivos. Tabela‐ verdade.Tautologia e Contradição. Equivalência lógica. Implicação lógica. Álgebra das Proposições: Propriedade i‐ dempotente. Propriedade comutativa. Propriedade associativa. Propriedade distributiva. Propriedade de absorção. Leis de Morgan. Argumentos: Conceito de argumento. Validade de um argumento. Critério de validade de um argu‐ mento. Sentenças Abertas: Sentenças abertas com uma variável. Conjunto‐verdade. Sentenças abertas com duas variáveis. Conjunto‐verdade de uma sentença aberta com duas variáveis. Sentenças abertas com n variáveis. Conjun‐ to‐verdade de uma sentença aberta com n variáveis.Operações Lógicas sobre Sentenças Abertas: Conjunção. Disjun‐ ção. Negação. Quantificadores: Quantificador universal. Quantificador existencial. Negação de proposições contendo Quantificadores. Quantificação parcial e Quantificação múltipla. Existência e unicidade. Conjunto limitados. 5 NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA (4 questões) Juros e descontos simples. Juros e descontos compostos. Equivalência financeira. Sistemas de amortização de em‐ préstimos e financiamentos: sistema de amortização constante; sistema de amortização francês; tabela price; siste‐ ma de amortização misto. Métodos de avaliação de fluxos de caixa: valor presente líquido; taxa interna de retorno. Depreciação. Distribuição de freqüência: dados brutos; rol; distribuição de freqüência; intervalos e limites de classe; limites reais de classe; amplitude do intervalo de classe; ponto médio de classe; histograma e polígono de freqüên‐ cia; distribuição de freqüência relativa; média; mediana; moda. Média aritmética. Média aritmética ponderada. Pro‐ priedades da média aritmética. Cálculo da média aritmética para dados agrupados. 6 NOÇÕES DE INFORMÁTICA (4 questões) Conhecimentos básicos: de Internet, editores de texto, software de apresentação, planilhas eletrônicas, banco de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1 ORÇAMENTO E CONTABILIDADE PÚBLICA (30 questões) Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público - NBCASP, Resoluções CFC nº 1.128, nº 1.129, nº 1.130, nº 1.131, nº 1.132, nº 1.133, nº 1.134, nº 1.135, nº 1.136 e nº 1.137, de 21/11/08. Resolução CFC nº 1.111, de 29/11/07 - apresenta interpretação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade sob a ótica do setor público. Por‐ taria Ministério da Fazenda n° 184/08 ‐ Diretrizes a serem observadas no setor público (pelos entes públicos) quanto ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Publicado no Diário Oficial do Estado nº 18.594, de 29/04/2009 | Página 12 aos procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná‐los conver‐ gentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Processo orçamentário: plano plurianual; lei de diretrizes orçamentárias; lei orçamentária anual. Orçamentos fiscal, da seguridade social e de in‐ vestimentos. Princípios orçamentários. Classificação orçamentária: classificação institucional; funcional- programática; econômica; por fonte de recursos. Receitas e despesas orçamentárias e extra‐orçamentárias. Execu‐ ção orçamentária, financeira e contábil. Estágios da receita e da despesa públicas. Créditos adicionais. Dívida Ativa. Patrimônio público: aspectos qualitativos e quantitativos. Variações patrimoniais: variações ativas e variações passi‐ vas. Dívida pública flutuante e fundada. Plano de contas: função e funcionamento das contas. Plano de Contas e Tabela de Eventos do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina - SIGEF (disponíveis no sítio www.sef.sc.gov.br, na opção finanças públicas). Escrituração contábil. Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais, respectivamente Anexos 12, 13, 14 e 15 da Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964. Prestação de contas e transparência na gestão fiscal. Balanço Geral do Exercício. A descentralização de créditos orçamentários. Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000. Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964. Portaria do Ministério de Orçamento e Gestão n° 42, de 14 de abril de 1999 ‐ atuali‐ za a discriminação da despesa por funções. Portaria Interministerial n° 163, de 04 de maio de 2001, do Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e do Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Decreto Estadual n° 2.895, de 21 de janeiro de 2005 e suas alterações ‐ aprova a Classificação da Despesa Pública para o Estado de Santa Catarina. Manual de Procedimentos da Dívida Ativa - Portaria nº 564, de 27 de outubro de 2004, da Secretaria do Tesouro Nacional - STN. Manuais de Receita Nacional e de Despesa Nacio‐ nal - Portaria Conjunta n° 3, de 14 de outubro de 2008, do Secretário do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e da Secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 2 CONTABILIDADE GERAL (5 questões) Princípios Fundamentais de Contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade pela Resolução CFC n.º 750/1993). Contabilidade: conceito; objeto; campo de atuação. Escrituração: lançamento contábil; elementos; composição e fórmulas. Livro Diário e Razão. Balancete: movimentação das contas; apuração de saldos; saldos deve‐ dores; saldos credores. Contas patrimoniais e contas de resultado. Receitas e despesas: pagamentos; recebimentos; antecipações e atrasos. Regime de competência. Pagamentos e recebimentos, com juros ou com descontos. Opera‐ ções com mercadorias: os estoques; o custo das vendas e o resultado com mercadorias. Equação e apuração. Princí‐ pios, registros e conciliações contábeis. Plano de contas. Controle contábil e registros do ativo imobilizado, diferido e patrimônio líquido. Métodos de Avaliação: Método de Custo e Equivalência patrimonial, relevância, sociedades con‐ troladas, sociedades coligadas, cálculo da avaliação, ágio e deságio, recebimento de lucros ou dividendos de investi‐ mentos, contabilização. Contabilidade de Custos: Sistemas de custos, terminologia aplicada à Contabilidade de Cus‐ tos. Classificação de custos; custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Distinção entre custos e despesas. Custos indi‐ retos: alocação e determinação da base para alocação. Demonstrações contábeis conforme as Leis Federais nº 6.404/76 e nº 11.638/07 e alterações posteriores: Demonstração do Resultado do Exercício; Balanço Patrimonial; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados; Demons‐ tração do Fluxo de Caixa. Análise e interpretação das demonstrações contábeis. Análise por meio de índices. Análises horizontal e vertical. 3 RESPONSABILIDADE FISCAL (12 questões) Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF): principais conceitos, inte‐ gração entre o Planejamento e o Orçamento Público, transferências e destinações de recursos públicos, endivida‐ mento público, gestão patrimonial, medidas de transparência e controle da gestão pública, elaboração dos demons‐ trativos do Anexo de Riscos Fiscais e de Metas Fiscais, do Relatório de Gestão Fiscal e do Relatório Resumido de Exe‐ cução Orçamentária, Resultado Nominal, Resultado Primário, Receita Corrente Líquida, Alienação de Bens, Opera‐ ções de Crédito, Limites. Manual Técnico de Demonstrativos Fiscais - Portaria nº 577/08 da Secretaria do Tesouro Nacional ‐ STN: elaboração do Relatório de Gestão Fiscal; Elaboração do Relatório Resumido da Execução Orçamen‐ tária; Elaboração do Anexo de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais. Lei Federal nº 10.028/2000. ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Publicado no Diário Oficial do Estado nº 18.594, de 29/04/2009 | Página 13 4 LEGISLAÇÃO ESTADUAL (12 questões) Lei Estadual nº 14.359/08 ‐ Aprova o Plano Plurianual para o quadriênio 2008‐2011 e adota outras providências. Lei Estadual nº 14.507/08 ‐ Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2009 e adota outras providências. Lei Estadual nº 14.648/09 ‐ Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2009. Lei Complementar Estadual nº 381/07 ‐ Dispõe sobre o modelo de gestão e a estrutura organizacional da Ad‐ ministração Pública Estadual. Decreto Estadual nº 2.056/09 ‐ Regulamenta o Sistema de Controle Interno previsto nos arts. 30, inciso II, 150 e 151 da Lei Complementar nº 381/07. Lei Complementar Estadual nº 202/00 - Lei Orgâni‐ ca do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Lei Complementar Estadual nº 412/08 - Dispõe sobre a orga‐ nização do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina. Lei Estadual nº 12.931/04 - Institui o procedimento da descentralização de créditos orçamentários. Decreto Estadual nº 37/99 e alterações pos‐ teriores - Dispõe sobre o regime de adiantamento de despesas no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. Decreto Estadual nº 1.127/08 e alterações posteriores - Dispõe sobre a concessão e pagamento de diárias no âmbito da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual, pelo deslocamento temporário da localidade onde tem exercício e estabelece outras providências. Decreto Estadual nº 307/03 e alterações posteriores - Disciplina a celebração de convênios ou instrumentos congêneres, de natureza financeira, pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta ou indireta, que tenham como objeto a execução descentralizada de programas de governo e ações. Decreto Estadual nº 1.977/08 - Discipli‐ na a instauração e a organização dos processos de tomada de contas especial e estabelece outras providências. De‐ creto Estadual nº 1.860/08 e alterações posteriores ‐ Estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, para o fechamento orçamentário, financeiro e contábil, mensal e anu‐ al, e para o empenhamento, à conta de "Despesa de Exercício Anterior", com vistas ao cumprimento das normas de Direito Financeiro estabelecidas na legislação federal e estadual de regência da matéria. Decreto Estadual nº 1.029/08 - Aprova a Classificação das Destinações de Recursos para o Estado de Santa Catarina. Legislação Estadual disponível no Sítio www.pge.sc.gov.br, na opção Legislação Estadual PGE. 5 DIREITO ADMINISTRATIVO (8 questões) Administração pública: conceito; natureza; fins e princípios; centralização e descentralização; espécies e atributos das entidadesdescentralizadas e avaliação do seu desempenho. Órgãos e agentes públicos. Os poderes e deveres do Administrador. Poderes administrativos. Atos administrativos. Atos de direito privado praticados pela Administração. Atributos do ato administrativo. Espécies de atos administrativos. Motivação do ato administrativo. Teoria dos moti‐ vos determinantes. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Serviços públicos. Conceito. Classifi‐ cação. Regulamentação e controle. Requisitos e direitos do usuário. Competência para a prestação do serviço. For‐ mas e meios de prestação do serviço. Serviços delegados a particulares: concedidos; permitidos e autorizados. Con‐ vênios e consórcios administrativos. Administração direta. Administração indireta: autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; fundações instituídas pelo poder público. Entidades paraestatais. Licitação. Princípios e finalidade. Objeto. Obrigatoriedade. Dispensa. Inexigibilidade. Modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão. Procedimento: Edital, carta‐convite, recebimento da documentação e proposta, homologação e adjudicação, anulação e revogação. Contratos administrativos. Peculiaridades. Alteração e rescisão unilateral. Equilíbrio econômico‐financeiro. Reajustamento de preços e tarifas. Interpretação e aplicação de penalidades contratuais. Cláusulas essenciais. Execução do contrato administrativo. Espécies de contratos adminis‐ trativos. Leis Federais n° 8.666, de 21 de junho de 1993, n° 10.520, de 17 de julho de 2002, e Lei Estadual n° 12.337, de 05 de julho de 2002. Lei Estadual nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985. Improbidade administrativa (Lei Federal n° 8.429, de 02 de junho de 1992). Domínio público. Classificação dos bens públicos. Administração, aquisição, utili‐ zação e alienação dos bens públicos. Imprescritibilidade, impenhorabilidade e inalienabilidade. Controle da Adminis‐ tração Pública: Conceito. Tipos e Formas de Controle. Controle Interno e Externo. Controle Prévio, Concomitante e Posterior. 6 DIREITO CONSTITUCIONAL (8 questões) ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Princípios fundamentais. Poder constituinte originário e derivado. Supremacia da Constituição. Conceito de Constitu‐ ição. Classificação das Constituições. Aplicabilidade das normas constitucionais. Direitos e garantias fundamentais. Organização do Estado político‐administrativo. Administração Pública na CF/88. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. O Controle Externo e os Sistemas de Controle Interno. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, com a redação dada por suas Emendas, até a de n° 57, de 18 de dezembro de 2008, inclusive as de Revisão. Constituição do Estado de Santa Catarina, de 05 de outubro de 1989, com a redação dada por suas Emendas, até a de n° 47, de 18 de janeiro de 2008. mineral pagamento.

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Apostila Concurso Analista de Controle Externo Auditoria de Obras Públicas Técnico e Administrativo Tecnologia Da Informação Apoio Técnica18.2 CONHECIMENTOS 18.2.1 Nas provas, serão avaliados, além de habilidades, conhecimentos, conforme descrito a seguir. 18.3 CONHECIMENTOS PARA O CARGO 1: ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA: CONTROLE EXTERNO - ESPECIALIDADE: CONTROLE EXTERNO - ORIENTAÇÃO: AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS (subitem 2.1) 18.3.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 1 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais. CONTROLE EXTERNO: 1 Sistemas de controle externo. 2 Controle externo no Brasil. 3 Regras constitucionais sobre o controle externo: fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4 Funções de controle externo exercidas isoladamente e/ou em conjunto entre o Congresso Nacional e o TCU. 5 Tribunal de Contas da União. Natureza. Competência e jurisdição. Organização. Julgamento e fiscalização (Lei nº 8.443, de 16/7/1992, e Regimento Interno do TCU). 6 Tribunais de contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Da Administração Pública. 1.1 Estruturas básicas. 1.2 Servidores públicos 1.3 Princípios constitucionais. 2 Finanças públicas 2.1 Normas gerais 2.2 Orçamento público. 3 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4 Organização do Estado Brasileiro; divisão espacial do poder; Estado Federal; União; Estados Federados; Distrito Federal; Municípios; intervenção federal; repartição de competências. DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Organização administrativa da União: administração direta e indireta; autarquias, fundações públicas; empresas públicas; sociedades de economia mista; entidades paraestatais. 2 Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação, vinculação e discricionariedade; revogação e invalidação. 3 Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades, procedimento, revogação e 22 anulação; sanções; normas gerais de licitação. Jurisprudência dominante no TCU. 4 Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação; formalização; execução; inexecução, revisão e rescisão. Jurisprudência dominante no TCU. 5 Agentes Públicos: servidores públicos; normas constitucionais concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos. 6 Regime Jurídico-Administrativo: princípios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Orçamento público: conceitos e princípios. 2 Orçamento público no Brasil. 3 Ciclo orçamentário. 4 Orçamento na constituição de 1988: LDO, LOA e PPA. 5 Orçamento-programa. 6 Tipos de Créditos Orçamentários. 7 Descentralização Orçamentária. Convênios e contratos de repasse. IN 01/97-STN e alterações (IN 9/2007, IN 7/2007, IN 4/2007, IN 1/2007, IN 2/2006, IN 5/2004, IN 1/2004, IN 4/2003, IN 3/2003, IN 2/2002, IN 1/2002, IN 6/2001, IN 5/2001, IN 1/2000, IN 1/1999) e observação (IN 1/2005, Portaria MF nº 409/2005, Acórdão nº 1.070/2003-TCU Plenário, item 9.2). NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 Porcentagem, juros simples, descontos simples, juros compostos, descontos compostos, rendas certas, taxa interna de retorno. NOÇÕES DE ESTATÍSTICA: 1 Medidas de tendência central, medidas de dispersão. RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação. 3 Diagramas lógicos. 4 Álgebra linear. 18.3.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO 1 I AUDITORIA DE OBRAS RODOVIÁRIAS: 1 Análise de relatório de sondagens. 2 Fundamentos de projetos de obras rodoviárias: terraplanagem, pavimentação, drenagem, meio-ambiente, sinalização, obras de arte especiais, correntes e obras complementares. 3 Materiais: características físicas e aplicações. 4 Ensaios técnicos. Tipos e finalidades. 4.1 Material betuminoso: determinação da penetração, determinação da viscosidade Saybolt-Furol, determinação do teor de betume para cimentos asfálticos de petróleo. 4.2 Solos: determinação do teor de umidade, determinação da densidade real, determinação do limite de liquidez, compactação, determinação do módulo de resiliência, determinação de expansibilidade, determinação da massa específica aparente in situ, determinação da massa específica in situ, análise granulométrica por peneiramento, determinação do limite de plasticidade, determinação do Índice de Suporte Califórnia, determinação dos fatores de contração, determinação da umidade. 4.3 Agregado: adesividade a ligante betuminoso, determinação da abrasão "Los Angeles", análise granulométrica e determinação do inchamento de agregado miúdo. 4.4 Solos e agregados: equivalente de areia. 4.5 Misturas betuminosas: percentagem de betume, determinação da densidade aparente, determinação do módulo de resiliência, determinação da resistência à tração por compressão diametral, ensaio Marshall e determinação da ductilidade. 4.6 Pavimento: determinação das deflexões pela Viga Benkelman e pelo Falling Weight Deflectometer - FWD. 5 Análise orçamentária: Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) - metodologia e conceitos, produtividade e equipamentos. 6 Principais impactos ambientais e medidas mitigadoras. 7 Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, cálculos de reajustamento, mudança de data-base), análise e interpretação de documentação técnica (editais, contratos, aditivos contratuais, cadernos de encargos, projetos, diário de obras). 8 Conservação e manutenção de rodovias, conforme normas do DNIT. II AUDITORIA DE OBRAS DE EDIFICAÇÕES: 1 Fundamentos de projetos de obras civis: arquitetônicos, estruturais (concreto armado - inclusive protendido; estruturas metálicas - inclusive para coberturas), de instalações elétricas e hidrossanitárias, de fundações - inclusive análise de sondagens. 2 Fundamentos de projetos especiais: ar-condicionado, exaustão/ventilação, elevadores, esteiras/escadas rolantes. 3 Especificações de materiais e serviços. 4 Análise orçamentária: composição de custos unitários, quantificação de materiais e serviços, planilhas de orçamento: sintético e analítico, 23 curva ABC de serviços e de insumos, cronogramas físico e físico-financeiro, benefícios e despesas indiretas (BDI), encargos sociais. 5 Técnicas construtivas para a execução de fundações, alvenaria, concreto, estruturas de concreto armado - inclusive protendido -, estruturas metálicas - inclusive para coberturas -, impermeabilização, cobertura, esquadrias, pisos, revestimento, pinturas, instalações (elétrica, hidrossanitária, telefônica, prevenção a incêndio. 6 Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, cálculos de reajustamento, mudança de data-base), análise e interpretação de documentação técnica (editais, contratos, aditivos contratuais, cadernos de encargos, projetos, diário de obras). 7 Controle tecnológico de concreto. Ensaios técnicos. Tipos e finalidades. Moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos ou prismáticos, ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, amostragem de concreto fresco, determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. III AUDITORIA DE OBRAS HÍDRICAS: 1 Principais estruturas hidráulicas. Tipos, finalidades, seções típicas, aspectos construtivos: barragens, soleiras, órgãos extravasores, tomadas d'água, canais, condutos sob pressão, túneis, bueiros. 2 Aproveitamento hidrelétrico: avaliação de potencial hidráulico; estruturas componentes; turbinas (tipos e aplicações) e geradores; aspectos construtivos. 3 Irrigação e drenagem: conceito, finalidade, aspectos construtivos; principais condicionantes de um projeto de irrigação. Tipos de irrigação. 4 Obras de saneamento: abastecimento d'água - captação, adução, tratamento (ETAs), recalque, reservação, distribuição; coleta e tratamento de esgoto (ETEs, lagoas de estabilização, fossas sépticas); canalização de cursos d'água, aspectos construtivos. 5 Obras portuárias: tipos de portos (genéricos e especializados); obras de implantação; principais equipamentos de operação; estruturas de proteção e atracamento; canal de acesso; aspectos construtivos. 18.4 CONHECIMENTOS PARA O CARGO 2: ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA: APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: MEDICINA - ORIENTAÇÃO: CLÍNICA MÉDICA (subitem 2.2) 18.4.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 2 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais. CONTROLE EXTERNO: 1 Sistemas de controle externo. 2 Controle externo no Brasil. 3 Regras constitucionais sobre o controle externo: fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4 Funções de controle externo exercidas isoladamente e/ou em conjunto entre o Congresso Nacional e o TCU. 5 Tribunal de Contas da União. Natureza. Competência e jurisdição. Organização. Julgamento e fiscalização (Lei nº 8.443, de 16/7/1992, e Regimento Interno do TCU). 6 Tribunais de contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição: conceito, origens, conteúdo, estrutura e classificação. Supremacia da Constituição. Poder constituinte. Interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais. Princípios constitucionais. 2 Da Administração Pública. Estruturas básicas. Servidores públicos. Princípios constitucionais. 3 Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais difusos e coletivos. Direitos sociais. DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Conceito, objeto e fontes do Direito Administrativo. 2 Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação. Vinculação e discricionariedade. Revogação e invalidação. 3 Agentes Públicos: servidores públicos. Organização do serviço público. Normas constitucionais concernentes aos servidores públicos. Direitos e deveres dos servidores públicos. Responsabilidades dos servidores públicos. Processo administrativo disciplinar, sindicância e inquérito; Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/90, com alterações posteriores). 24 PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE: 1 Imunizações: calendário básico no Brasil. 2 Trabalho com equipes multidisciplinares. 3 Noções de epidemiologia em saúde. 4 Noções de medicina preventiva. 5 Dependência química: tabagismo, alcoolismo, e outras drogas. 18.4.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO 2 1 Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. 2 Doenças cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e valvulopatias, arritmias cardíacas. 3 Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial; hipertensão pulmonar. 4 Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias tóxicas, insuficiência hepática crônica. 5 Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. 6 Doenças endócrinas: diabetes mellitus, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas supra-renais, distúrbios das glândulas paratireóides. 7 Doenças reumáticas: artrite reumatóide, espondiloartropatias, colagenoses, gota. 8 Doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e fungos. 9 Distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos. 10 Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso corriqueiro na prática clínica diária. 11 Emergências clínicas. 12 Terapia antibiótica: princípios gerais, farmacologia, principais grupos de antibióticos, doses e duração do tratamento. 13 Neoplasias. 13.1 Rastreamento das neoplasias. 14 Documentos médicos: atestado, notificação, laudo e parecer. 15 Perícia médica: incapacidade total e parcial, incapacidade temporária e definitiva, capacidade laborativa residual, elaboração de parecer de acordo com a legislação vigente e Resoluções do CFM. 16 Código de Ética Médica. 17 Noções de LER/DORT. 18 Noções de síndromes álgicas crônicas. 18.5 CONHECIMENTOS PARA O CARGO 3: ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA: APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (subitem 2.3) 18.5.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 3 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais. CONTROLE EXTERNO: 1 Sistemas de controle externo. 2 Controle externo no Brasil. 3 Regras constitucionais sobre o controle externo: fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4 Funções de controle externo exercidas isoladamente e/ou em conjunto entre o Congresso Nacional e o TCU. 5 Tribunal de Contas da União. Natureza. Competência e jurisdição. Organização. Julgamento e fiscalização (Lei nº 8.443, de 16/7/1992, e Regimento Interno do TCU). 6 Tribunais de contas: funções, natureza jurídica e eficácia das decisões. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Da Administração Pública. 1.1 Estruturas básicas. 1.2 Servidores públicos 1.3 Princípios constitucionais. 2 Finanças públicas 2.1 Normas gerais 2.2 Orçamento público. 3 Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 4 Organização do Estado Brasileiro; divisão espacial do poder; Estado Federal; União; Estados Federados; Distrito Federal; Municípios; intervenção federal; repartição de competências. DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Organização administrativa da União: administração direta e indireta; autarquias, fundações públicas; empresas públicas; sociedades de economia mista; entidades paraestatais. 2 Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação, vinculação e discricionariedade; revogação e invalidação. 3 Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades, procedimento, revogação e anulação; sanções; normas gerais de licitação. Jurisprudência dominante no TCU. 4 Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação; formalização; execução; inexecução, revisão e 25 rescisão. Jurisprudência dominante no TCU. 5 Agentes Públicos: servidores públicos; normas constitucionais concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos. 6 Regime Jurídico-Administrativo: princípios constitucionais do Direito Administrativo brasileiro. ADMINISTRAÇÃO: 1 A organização e suas dimensões estruturais e dinâmicas. Evolução do pensamento administrativo. Abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. Os estudos de estratégia e seu impacto nas organizações contemporâneas. 2 Divisão do trabalho: especialização e enriquecimento de tarefas. Efeitos da revolução tecnológica. Departamentalização: critérios de agrupamento de atividades. 3 Coordenação: necessidade, problemas, métodos. 4 Comunicação organizacional. Habilidades e elementos da comunicação. 5 Comportamento humano nas organizações. Teorias de motivação. Comprometimento e satisfação com o trabalho. Desempenho. 6 Liderança. Natureza da liderança. Estilos de liderança e situações de trabalho. 7 Decisão. A organização e o processo decisório. O processo racional de solução de problemas. Fatores que afetam a decisão. Tipos de decisões. 8 Mudança organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança. 9 Organizações como comunidades de conhecimento. Gestão do conhecimento. Gestão de pessoas por competências. RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação. 3 Diagramas lógicos. 4 Álgebra linear. LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textos técnicos em Língua Inglesa relacionados à Tecnologia de Informação. 18.5.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO 3 I ENGENHARIA DE SOFTWARE: 1 Gerenciamento de processos de negócio. Modelagem de processos. Técnicas de análise de processo. Desenho e melhoria de processos. Integração de processos. 2 Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Técnicas de elicitação de requisitos. Gerenciamento de requisitos. Especificação de requisitos. Técnicas de validação de requisitos. Prototipação. 3 Engenharia de usabilidade. Conceitos básicos e aplicações. Critérios, recomendações e guias de estilo. Análise de requisitos de usabilidade. Métodos para avaliação de usabilidade. 4 Engenharia de software. Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Métricas e estimativas de software. Análise por pontos de função. Qualidade de software. 5 Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Arquitetura orientada a serviços. II DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: 1 Sistemas transacionais. Arquitetura e padrões de projeto JEE. Desenvolvimento web: servlets, JSP e Ajax. Frameworks JSF e Hibernate. 2 Bancos de dados. Técnicas de análise de desempenho e otimização de consultas SQL. 3 Sistemas de suporte a decisão. Conceitos básicos, arquiteturas e aplicações de datawarehousing, ETL, Olap e data mining. Técnicas de modelagem e otimização de bases de dados multidimensionais. 4 Sistemas de gestão de conteúdo. Arquitetura de informação: conceitos básicos e aplicações. Portais corporativos: conceitos básicos e aplicações, portlets, RSS. Acessibilidade na web: conceitos básicos, recomendações W3C, e-Mag. Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. 5 Interoperabilidade de sistemas. SOA e Web services: conceitos básicos e aplicações. Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e Soap. Arquitetura e-Ping. III INFRAESTRUTURA DE TI: 1 Tecnologias e protocolos de redes locais. Padrões ethernet. Elementos de interconexão de redes. Endereçamento e protocolos da família TCP/IP. 2 Tecnologias e protocolos de redes de longa distância. Técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células. MPLS. 3 Tecnologias e protocolos de redes sem fio. Conceitos básicos de funcionamento e segurança. Padrões da família 802.11. Protocolos 802.1x, EAP, WEP, WPA e WPA2. 4 Sistemas operacionais Windows e Linux. Conceitos básicos. Noções de administração. Serviços de diretório: Active Directory e LDAP. Interoperabilidade. 26 IV SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: 1 Gestão de segurança da informação. Normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientes físicos e lógicos, controles de acesso. Definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria. 2 Gestão de riscos. Normas NBR ISO/IEC 15999 e 27005. Planejamento, identificação e análise de riscos. Plano de continuidade de negócio. 3 Ataques a redes de computadores. Prevenção e tratamento de incidentes. Tipos de ataques: spoofing, flood, DoS, DDoS, phishing. Malwares: vírus de computador, cavalo de tróia, adware, spyware, backdoors, keylogger, worms. 4 Dispositivos de segurança de redes de computadores: firewalls, IDS, IPS, proxies, NAT, VPN, sniffers. 5 Criptografia. Conceitos básicos e aplicações. Protocolos criptográficos. Criptografia simétrica e assimétrica. Principais algoritmos. Assinatura e certificação digital. V GESTÃO E GOVERNANÇA DE TI: 1 Gestão estratégica. Planejamento estratégico de negócio. Planejamento estratégico de TI. Alinhamento estratégico entre TI e negócio. 2 Gerenciamento de projetos - PMBOK. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Projetos e a organização. Ciclo de vida de projeto e ciclo de vida do produto. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento. 3 Gerenciamento de serviços - ITIL v3. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Processos e funções de estratégia, desenho, transição e operação de serviços. 4 Governança de TI - COBIT. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Requisitos da informação. Recursos de tecnologia da informação. Domínios, processos e objetivos de controle. 5 Qualidade de software - CMMI. Conceitos básicos, estrutura e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade. Processos e categorias de processos. 6 Aspectos específicos da contratação de bens e serviços de TI. Lei nº 8.666/93, legislação complementar e jurisprudência do TCU. Instrução Normativa nº 4, de 19/5/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Pregão e registro de preços. Compras por padronização, inexigibilidade e dispensa de licitação. Cláusulas de nível de serviço e sanções por inadimplemento. 18.6 CONHECIMENTOS PARA O CARGO 4: TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO - ÁREA: APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO - ESPECIALIDADE: TÉCNICA ADMINISTRATIVA (subitem 2.4) 18.6.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 4 LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais. CONTROLE EXTERNO: 1 Tribunal de Contas da União: natureza, competência e jurisdição. 2 Organização e funcionamento do TCU. 3 Tipos de fiscalização. 4 Deliberações e recursos (Lei Orgânica e Regimento Interno do TCU). 5 Teoria geral do processo. DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Fundamentos, objetivos e princípios da Constituição Federal de 1988. 2 Administração Pública. Estruturas básicas. Servidores públicos. Princípios constitucionais. 3 Finanças Públicas; normas gerais; orçamento público. 4 Direitos e Garantias Fundamentais. Direitos e deveres individuais difusos e coletivos. Direitos Sociais. 5 Papel constitucional do TCU. NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos de informática: componentes funcionais de computadores, armazenamento e organização de dados. 2 Conceitos e características de sistemas operacionais: Windows XP e Linux. 3 Conceitos básicos e utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas, apresentações, gerenciadores de banco de dados e correio eletrônico: ambiente Microsoft Office 2007 e BrOffice. 4 Conceitos básicos e tecnologias relacionados a Internet e Intranet: aplicativos de navegação, pesquisa e compartilhamento de informações. 5 Conceitos básicos de segurança da informação. ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais em economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. 18.6.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO 4 DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Organização administrativa da União: administração direta e indireta; autarquias, fundações públicas; empresas públicas; sociedades de economia mista; entidades paraestatais. 2 Atos administrativos: conceito, requisitos, elementos, pressupostos e classificação; vinculação e discricionariedade; revogação e invalidação. 3 Processo Administrativo; normas básicas no âmbito da Administração Federal (Lei nº 9.784, de 29/1/99). Princípios; direitos e deveres dos administrados; instauração, formalização e instrução; recursos; invalidação, revogação e convalidação de atos; prazos e sanções administrativas. 4 Licitação: conceito, finalidades, princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades; procedimento, revogação e anulação; sanções; normas gerais de licitação. 5 Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação; formalização; execução; inexecução, revisão e rescisão. 6 Lei nº 8.666, de 21/6/1993, atualizada e consolidada. 7 Agentes Públicos: servidores públicos; organização do serviço público; normas constitucionais concernentes aos servidores públicos; direitos e deveres dos servidores públicos; responsabilidades dos servidores públicos; processo administrativo disciplinar, sindicância e inquérito; o Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112, de 11/12/90, com alterações posteriores). EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA: 1 Programação, execução e controle de recursos orçamentários e financeiros. Empenho, liquidação e pagamento da despesa. Guia de Recolhimento da União (GRU). Controle e pagamento de restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores. Suprimento de fundos. Conformidade diária e documental. Rol de responsáveis. 2 Retenção e recolhimento de tributos incidentes sobre bens e serviços. 3 Noções de Siafi e CPR - Contas a Pagar e a Receber. 4 Lei nº 4.320/64. 5 Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000). mineral pagamento.

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